Cassandra Clare - Os Instrumentos Mortais 01 - Cidade dos Ossos

Oi gente!

Já fazia algum tempinho que eu queria ler essa série, mas alguma coisa sempre desviava a minha atenção e eu acabava indo ler outras coisas. Pois bem, agora não tive escapatória, queria ler o livro antes do filme...

O livro conta a história de Clarissa Fray e como sua vida vira de cabeça para baixo quando ela presencia a captura de um menino em uma boate e outros garotos que se aproximam com a clara intenção de matá-lo. Depois disso é uma sucessão de fatos extraordinários que levam Clary a perceber que o mundo não é exatamente como ela pensara, e que sua mãe esconde mais segredos do que ela imaginara que fosse possível.

Afinal, quem é ela? O que é um mundano? Quem é Jace? O que são os Caçadores de Sombras? O que é o Submundo? E por quê diabos um demônio a atacou?
"Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria."

Não sei por que, mas o livro me lembrou bastante da época de Harry Potter. Hahaha. Não me perguntem, não sei explicar o motivo, apenas um déjá vu

Os personagens são primorosos, assim como os diálogos e a escrita da autora. Não há do que reclamar. Os personagens me prenderam desde o primeiro momento. Honestamente eu achei que isso não aconteceria, porque eu fui ver o trailer do filme antes de ler o livro, e confesso que não fui muito com a cara da Clary no trailer. Mas quando você lê a descrição dos personagens e começa a conviver com eles, esqueça dos trailers que você viu.

Um amigo meu disse, "ah, mas parece um livrinho infanto-juvenil sem muito sentido...". - Só que não. Só porque os personagens são 'adolescentes' não quer dizer que o enredo seja frívolo. Diga-se de passagem que esses 'adolescentes' me pareceram muito mais adultos do que muitos desses que eu conheço por aí.

Quem gostou de Harry Potter, honestamente, não tem como não gostar desta série. Óbvio que Os Instrumentos Mortais não é igual à HP, mas é tão rico em detalhes quanto os livros da J. K. Rowling. Mas confesso que fiquei com um poquinho de raivinha da escritora com o 1o livro. Bom, leiam que vocês vão entender do que estou falando.

Depois de ler o livro, espero ansiosamente para o filme dia 21 de agosto. Pelo que eu vi, o filme é 'baseado' no livro, então não esperem que siga fielmente o livro, ao menos é isso o que eu estou esperando... Hahah.

Óh aí o trailer para dar um gostinho....





Beijos,
Mari.

Nenhum comentário